NOTÍCIASEM DESTAQUEIMPRENSA
Tendência

Assinado acordo ministerial para prevenção ao uso de drogas no turismo nacional e internacional

Campanha “Turismo sem drogas” terá materiais com QR Code que direciona para a lei do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e orienta onde buscar assistência médica ou reportar um crime



Um termo de cooperação assinado nesta quinta-feira (14.10) em Brasília, com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, selou a realização de uma série de ações e estratégias com foco na prevenção às drogas no âmbito do turismo nacional e internacional. Além do Ministério do Turismo, assinaram o acordo o Ministério da Cidadania e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Com validade de dois anos, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo, a cooperação não prevê transferência de recursos financeiros entre os entes. Para executar as ações, os signatários indicarão representantes institucionais que vão elaborar um plano de trabalho a ser desenvolvido.

O Ministério do Turismo é responsável pela inclusão das informações sobre o acordo no portal Viaje Legal para alertar os turistas sobre o tema, bem como sensibilizar os prestadores de serviços e guias de turismo no País para prevenção ao uso de substâncias ilícitas.

“Somos um governo incansável que trabalha unido em prol do nosso país e isso inclui o desenvolvimento de todo o potencial do turismo, em especial no pós-pandemia. E esse acordo é mais um passo em direção ao turismo que defendemos e acreditamos”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Cabe a Embratur e ao Ministério da Cidadania a confecção de materiais informativos sobre prevenção ao uso de drogas para distribuição na rede hoteleira e agencias do turismo no país e no exterior, além de disponibilizarem informativos para reforçar a legislação vigente.

CAMPANHA – No âmbito do acordo foi lançada a campanha “Turismo sem drogas”, que conta com parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Na ação, hotéis e estabelecimentos comerciais fixarão um selo adesivo, com versão inglês e português, com um QR Code que direciona para o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e orienta onde buscar assistência médica ou reportar um crime. “Essa articulação com as empresas privadas e os órgãos locais é importantíssima para que priorizemos e dinamizemos o combate ao uso de drogas no turismo”, completou o ministro Gilson Machado Neto.

O objetivo da campanha é sensibilizar o turista de que é possível aproveitar ao máximo as experiências das belezas naturais, culturais, gastronômicas, esportivas, sem o uso de substâncias que causam malefícios à saúde. “Vamos lembrar que turismo é felicidade, amor e cuidado e que isso é o contrário do que as drogas trazem para as famílias”, enfatizou o presidente da Embratur, Carlos Brito.

O ministro da Cidadania, João Roma, ressaltou que o trabalho coordenado dos ministérios potencializará as ações de combate às drogas no Brasil. “Temos um país maravilhoso, um povo abençoado e podemos fazer turismo de maneira saudável, virtuosa, enaltecendo as nossas potencialidades. O “Turismo sem drogas” é um passo marcante para um país que quer, cada vez mais, brilhar e dar orgulho aos seus cidadãos”, finalizou o ministro.

Da Assessoria de Comunicação

Fonte
Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. …O Governo Federal atuando em todos os Setores, avançando nas Políticas Públicas… Algo já mais visto anteriormente.
    Só os Céticos, Asnos e Ignorantes, pera (desaprovar) um GOVERNO que se Preocupa com o BEM-ESTAR do POVO e o DESENVOLVIMENTO do PAÍS… 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
    👊🏽🇧🇷♥️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo