CMADSEM DESTAQUENOTÍCIAS
Tendência

Audiência Pública solicitada por Zambelli debaterá o grafeno

No próximo dia 06 de agosto, sexta-feira, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados realizará, por requerimento da deputada Carla Zambelli, uma audiência pública com o tema “Ciência, Tecnologia de Materiais e criatividade no fomento da bioeconomia e outras soluções para o Desenvolvimento Sustentável”.

A reunião contará com a presença de representantes da Academia, do Terceiro Setor e também dos Ministérios do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.

A apresentação do Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Celso Moretti, abrirá o evento e tratará de ações voltadas ao fomento da bioeconomia e outras ações de sustentabilidade. Os palestrantes da Academia e o Terceiro setor serão Edvaldo Kuiava e Diego Piazza, Reitor e Coordenador do Laboratório de Pesquisas da Universidade de Caxias do Sul e o Diretor da ZextecNano, Hugo Souza, e ambos tratarão de tecnologias de materiais e o uso do grafeno.
Grafeno

Esse composto de carbono vem sendo tratado como o material que será capaz de produzir o próximo salto da indústria tecnológica. Extremamente versátil, o grafeno é flexível, impermeável, transparente, mais duro que o aço, mais fino que um fio de cabelo e melhor condutor de eletricidade que o cobre.

O material é bastante estratégico, uma vez que um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável debatidos pela comunidade internacional é encontrar meios de “assegurar a disponibilidade e sustentabilidade da água para todos”. O grafeno, acreditem, pode ser um grande aliado da humanidade para solucionar este problema, como mostram algumas experiências que utilizam um filtro com membranas de óxido de grafeno capaz de filtrar a água do mar.

Além da água, o material pode contribuir com a mitigação dos poluentes atmosféricos, pode ser usado para criar painéis solares mais versáteis, outros meios de produção de energia limpa, desenvolvimento de equipamentos e estruturas voltados para a promoção de saúde e qualidade ambiental para todos.

A audiência acontecerá às 9:00h no Plenário 2, Anexo II, da Câmara dos Deputados e será transmitida pela internet nos canais oficiais da deputada federal Carla Zambelli no Youtube e Facebook.

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vLSjYK9Gbj8

 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo