CMADSEM DESTAQUENOTÍCIAS
Tendência

Carla Zambelli afirma que Projeto aprovado na CMADS é “o maior incremento da História do Brasil” na proteção ambiental

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou, nesta terça (06), o relatório do Projeto de Lei n° 6.289/2019, que inclui bombeiros e as polícias militares no Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA. A proposta obteve notória atuação da deputada Carla Zambelli, presidente da Comissão, para sua aprovação.

O PL, de acordo com a parlamentar, tem por objetivo colaborar com o propósito do Governo Federal de zerar o desmatamento ilegal até 2030. “Demos total prioridade a essa pauta como prova de que temos o compromisso de combater a criminalidade ambiental no quesito das queimadas”, afirma.

Atualmente, a Polícia Militar Ambiental já atua em 26 dos 27 estados da Federação com cerca de 10 mil homens. Apenas esse efetivo já representaria um número quatro vezes maior que o efetivo do Ibama, que conta hoje com 2480 servidores ativos, incluindo todos os cargos administrativos.

Contudo, Zambelli ressalta que o Projeto de Lei inclui, além das Polícias Militares, os Bombeiros e as Capitanias dos Portos. “Se considerarmos que o efetivo dos bombeiros é de 72.084 homens, que temos cerca de 417.000 policiais militares e que a Capitania dos Portos é um órgão da Marinha que tem mais de 80 mil homens em seu efetivo, estamos falando de Instituições que, somadas, têm cerca de 570 mil homens”, disse.

A presidente da CMADS pontua que este é, “sem dúvida, o maior incremento da História do Brasil em comando e controle. É uma força que guardará nosso patrimônio biológico sem que isso custe um só centavo para o cidadão pagador de impostos”.

A proposta, que teve o apoio de 12 membros e 05 votos contrários, é de autoria do deputado Coronel Tadeu e teve como relator o deputado Coronel Chrisóstomo. A matéria foi Projeto do então deputado Jair Bolsonaro em 2014.

Créditos: PSL na Câmara
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo