Carla Zambelli quer abolir a progressão continuada no Brasil

Com o objetivo de acabar com o sistema de progressão continuada nas escolas brasileiras, a deputada federal Carla Zambelli protocolou o Projeto de Lei nº 6/2020 que altera a Lei 9.394 de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e trata do tema.

Foto: Jovem Pan

A proposta revoga o parágrafo 2º do artigo 32 da Lei 9.394 de 1996, que atualmente autoriza as instituições de ensino que utilizam progressão regular por série “adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino”.

Na justificativa, Zambelli afirma que a progressão continuada “é uma tentativa fracassada de regularizar o fluxo dos alunos ao longo dos anos na escola, camuflando o fracasso escolar e as altas taxas de reprovação”.

A parlamentar paulista ressalta que a negação da reprovação é maléfica ao estudante, uma vez que o impede de enfrentar obstáculos da vida. “faz com que as crianças inconscientemente sejam ensinadas a não lidar com as frustrações naturais da vida, que não são uma vergonha, mas sim apenas um processo natural pelo qual a criança pode passar para se tornar um adulto mais forte e preparado para a realidade do mercado de trabalho”.

Publicação Anterior

Primeiro projeto de Carla Zambelli de 2020 obriga bancos comunicarem redução ou majoração do cheque especial

Próxima Publicação

Carla Zambelli propõe conscientização e debate sobre a doença rara Fenilcetonúria

56 comentários

  1. Joel da Silva disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho.

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Joel, tudo bem?
      Muito obrigada pelo prestígio.
      Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
      Um abraço fraterno.
      🇧🇷🏆

      1. Conceição disse:

        Parabéns pela iniciativa, até que enfim uma medida digna de aplausos!

        1. carlazambelli disse:

          Bom dia, Conceição, tudo bem?
          Muito obrigada pelo carinho.
          São mensagens como a sua, que me fazem lutar cada dia mais por um Brasil melhor.
          Agradeço o seu apoio.
          Um grande beijo!!
          😘💚💛💚

      2. Kátia Brito disse:

        Carla, muito orgulho de ter uma parlamentar que desenvolve um trabalho honroso, como o teu! Não pude votar em ti, porque sou da Bahia, mas te acompanhando e parabenizo pelo trabalho. Força, coragem Abraços!

        1. carlazambelli disse:

          Bom dia, Kátia, tudo bem?
          Muito obrigada pelo elogio e carinho.
          São mensagens como a sua, que me fazem lutar cada dia mais por um Brasil melhor.
          Agradeço o seu apoio.
          Um grande beijo!!
          😘💚💛💚

    2. Rafael Silva disse:

      Parabenizo a Sra. Deputada pela iniciativa de acabar com essa vergonha. Tenho certeza que os professores de bem do nosso Brasil apoiarão essa iniciativa.

      1. carlazambelli disse:

        Bom dia, Rafael, tudo bem?
        Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
        Um abraço fraterno.
        🇧🇷🏆

  2. Sergio Albino disse:

    Seriedade, é o que falta ao país

  3. Maria de Lourdes Ribeiro dos Santos disse:

    Sou professora de Biologia e Ciências em MG e concordo totalmente com a abolição desse mecanismo de falsear a educação. Sem contar que é uma perversão que isso representa para a família. O que na verdade ele representa é a “exclusão” desses indivíduos à uma possível ascenção social. É uma maneira perversa de “seleção negativa”.

  4. Elcio Alves Mesquita disse:

    Parabéns pelo projeto, sou totalmente favorável a reprovação se o aluno não consegui as notas suficientes.

  5. Gilvana Karla disse:

    Boa noite, Carla. Minha opinião a respeito de uma possível mudança na progressão continuada no ensino fundamental, pode ser bom, porém, cabe também propor algumas mudanças na forma de ensino – aprendizagem, pois, nem todos os alunos têm a mesma capacidade intelectual, e emocional igual, que facilite a desistência de muitos que não conseguem ter o mesmo desempenho escolar.

    1. carlazambelli disse:

      Gilvana, bom dia! Aqui é a assessoria da deputada. Você poderia enviar sua ideia para o email [email protected] ? Agradecemos!

  6. Solange disse:

    Tem meu total apoio. Concordo.

  7. Helen Souza disse:

    Até que enfim alguém querendo acabar com isso!!!

  8. Said disse:

    Esse PL vai acabar com DP (DEPENDENCIA) ????

    1. Marciane disse:

      Maravilha !!! Sou Professora e estou de total apoio a acabar com progressão continuada. É linda no papel , mas na prática afundou a educação. Com ela veio promoção automática. Alunos que não estão preparados para a série seguinte passam por causa dessa lei. Perfeito Carla Zambelli.

  9. Valdete disse:

    Devem ser retidos..muitos alunos chegam no quinto ano sem saber fazer contas básicas..ler e escrever.Parabéns pelo seu projeto

  10. Ana Helena disse:

    Concordo plenamente com essa abolição, que durante anos mascarou a situação crítica da Educação Brasileira a nível de Ensino Fundamental. Trabalho em uma escola pública de ensino médio e todos os anos temos uma demanda enorme de alunos vindos do ensino fundamental com deficiências gravíssimas, principalmente na língua portuguesa, tudo por conta de uma progressão continuada que permite ao aluno avançar sem ter as mínimas condições para que isso ocorra.

  11. Jaqueline Oddone disse:

    Gosto muito da Carla, ela tem compromisso com o povo brasileiro. Tem o meu respeito.

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Jaqueline, tudo bem?
      Muito obrigada pelo elogio e carinho.
      São mensagens como a sua, que me fazem lutar cada dia mais por um Brasil melhor.
      Agradeço o seu apoio.
      Um grande beijo!!
      😘💚💛💚

  12. Soraya A.M.Leal disse:

    Concordo com o fim da Progressão Continuada, e não somente pelos motivos apresentados pela Deputada no Projeto, mas também porquê, coloca os professores em condições bastante cômoda, pois acabam por não exigir muito dos alunos, facilitando a aplicação das matérias e muitas sequer aplicando avaliações, evitando assim ter que colocar os mesmos em recuperação ou reprovando-os. Tenho dois filhos e, ambos estudaram com essa metodologia, e eu ficava revoltada quando via que eles não estavam aptos a aprovação e eram aprovados. Mas, ouvia sempre a mesma justificativa: “temos que respeitar o aprendizado da criança, elas tem tempo próprio para aprender”. Há crianças hoje que estão no terceiro ano e não sabem ler ou escrever.

    1. Delcia Bohn disse:

      Excelente colocação, além de causar um certo desinteresse ao aluno na aprendizagem também poderá haver acomodação por parte de alguns profissionais de alfabetização.

  13. Mateus disse:

    Parabéns Deputada!
    Admiro muito o seu trabalho e a coragem que a senhora possui.

  14. Suely de Castro Feijó disse:

    Olá Carla. O ensino no Brasil só vai melhorar e mudar , quando a Educação for Privatizada. Trabalhei como Monitora de algumas escolas públicas e vi muita professora chamar crianças de burra , que ia puxar carroça , fora outros palavrões. Professores que faziam vendas na hora da aula , batiam papo horas no corredor , etc. Tudo porquê não Teem medo de serem demitida. Então , privatizar a Educação é a solução.

  15. Jairo De Oliveira disse:

    Concordo plenamente com o projeto de Carla Zambelli.

  16. Rejane disse:

    Sou professora ,e a minha preocupação sempre foi a de APROVAR PARA CHEGAR MAIS DINHEIRO NA ESCOLA, e ainda, A FREQUENCIA ESCOLAR SEM A NECESSIDADE DE MÉDIA POR DESEMPENHO PARA PERMANECER COM O BOLSA FAMILIA, onde os pais só têm a obrigação de manter na escola e o aluno nada quer ,nada faz ( falo de atividades escolares ,e acompanhamento dos pais nessas atividades ) . Ano passado,2019 ,de uma turma de nono ano com 32 alunos ,apenas 17 passaram por média, 08 em recuperação de nota e 07 sem qualquer rendimento de aprendizagem por serem baderneiros ,destruidores de material escolar ,perigosos, e indisciplinados, fomos obrigados a aprovar para nos livrarmos e chegar dinheiro na escola, que não tem quadra esportiva, sala de mídia,material de apoio como TV, data show, impressora ,computador …

  17. Teti Paiva disse:

    O ensino regrediu depois dessa implantação absurda de progressão continuada.
    Alunos finalizam o ano sem saber formar uma frase. Não consegue interpretar um texto.

  18. Elton disse:

    Foi aluno das escolas públicas paulistas, nos anos 90.

    Lembro bem, já naquela época, o desintere dos alunos, dada essa aberração chamada, progressão continuada.

  19. NILSON BORGES DA FONSECA. disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM À DEPUTADA.POIS EXISTE EM ALGUNS ESTADOS BRASILEIROS. UMA ORDEM DOS GOVERNADORES E PREFEITOS. QUÊ OS PROFESSORES NÃO DEIXE O ALUNO SER REPROVADOS. MESMO QUÊ NÃO TENHA NENHUM CONHECIMENTO DIDÁTICO. ISSO É UM ABSURDO. É SÓ VIM AQUI EM PERNAMBUCO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS.

  20. Naiá Soares de Carvalho disse:

    Prezada Carla, tenho acompanhado seu mandato através do facebook, louvável seu desempenho porem, reveja essa mudança na Lei da progressão continuada, é notório que ela ajuda. Nem todos são bons em de exatas, nem todos são bons em humanas ou biológicas. Vc perder um ano inteiro por causa de 1 ou 2 matérias podendo paga-las no ano seguinte e aprender a lição seguindo a vida. Repense.

    1. carlazambelli disse:

      Naiá, bom dia! Aqui é a assessoria da deputada. Você poderia enviar sua ideia para o email [email protected] ? Agradecemos!

    2. Jose Luiz Cisti disse:

      O fato é que um vicio leva a outro. O aluno cai no comodismo do “depois eu faço” e não quer mais raciocinar. Se atem não ao que é necessário, mais ao que é mais fácil. Conheço muitos colegas de estudos que quando começaram a usar o cérebro passaram a apreciar e a se identificar com matérias que antes abominavam. A progressão continuada só cria preguiçosos mentais…..

  21. José Luiz Cisti disse:

    Seria bom apresentar projeto que penaliza escolas (públicas ou não,), faculdades e universidades (publicas ou não), que facilitem a passagem do aluno sem o conhecimento total necessários; afim de serem vistas como geradoras de novos vitoriosos acadêmicos. Pura farsa numérica e estatística.

    1. carlazambelli disse:

      José, bom dia! Aqui é a assessoria da deputada. Você poderia encaminhar sua proposta para o email [email protected] ? Agradecemos!

  22. André Martins disse:

    muito bom Carla isso precisa mudar mesmo, alunos que nao aprendem, que nao estudam, que nao se esforçam, precisam ser reprovados e repetir de ano. Pois como esta as empresas precisam fazer provas de portugues, matematica, … para saber se o novo funcionario tem conhecimento, pois o atual diploma de ensino medio para algumas pessoas é uma fraude legalizada. Isso é uma estrategia comunista para dar diploma de burro para as pessoas e fraudando os indices nacionais de educaçao para mostrar aos outros paises que somos alfabetizados, para mostrar que o povo estudou, tudo uma farça comunista

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, André, tudo bem?
      Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
      Um abraço fraterno.
      🇧🇷🏆

  23. Fátima Guimarães disse:

    Seria bom acabar com esse absurdo da aprovação automatica, porque o Brasil virou uma Nação de analfabetos funcionais.

  24. Jose Luiz Cisti disse:

    Seria interessante um projeto para legalizar punição para instituição de ensino que facilita-se a passagem de ano para alunos deficientes, simplesmente para fazerem media educativa

    1. carlazambelli disse:

      José, bom dia, tudo bem? Aqui é a assessoria da deputada Carla Zambelli. Você poderia, por favor, enviar sua ideia para o email [email protected] ? Agradecemos!

  25. Edson disse:

    Obrigado deputada a anos fico indignado.com isso parabéns até hj a Sra como.sempre honra meu voto

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Edson, tudo bem?
      Muito obrigada pelo prestígio.
      Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
      Um abraço fraterno.
      🇧🇷🏆

  26. Ivanete Minozzo disse:

    Apoio inclusive meu afilhado não sabe nem os números de 0 a 100 e está na quinta série que será do futuro desse garoto não conseguio aprender não muda de ano isso sim é o correto .

  27. Francisca Salete disse:

    Parabéns Carla, precisa acabar com essas intermináveis recuperações.

  28. ELMA MOREIRA PEÇANHA disse:

    Tem meu total apoio. Já passou da hora de levarmos a educação à sério!

  29. VITOR CESAR PEREIRA disse:

    Bom dia! Parabéns pela iniciativa! tomara que esta proposta seja aprovada…..

  30. Diva Paulino Gutierrez disse:

    O fim desse absurdo é extremamente necessário. O Brasil distribuiu diplomas para analfabetos por todos esses anos. Temos jovens sem nenhuma condição de entrada no mercado de trabalho, sem conhecimento básico nas principais disciplinas. Essa aprovação destruiu gerações.

  31. Eliane Sa disse:

    Finalmente alguém quer acabar esse absurdo. Conheço uma aluna que está na oitava série e não sabe ler. A professora disse que outras colegas tambem não sabem, e não é preocupante. Socorro!

  32. Mylciades disse:

    Perfeito já estava demorando para tomarem uma atitude enquando a educação escolar.

  33. Claudia carla aparecida disse:

    Graças a Deus alguém em sã consciência, Senhor obrigada, pensei que somente eu estivesse vendo está utopia fracassada do nosso ensino… vá em frente !! Deus abençoe vc Carlazambelli

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Claudia, tudo bem?
      Muito obrigada pelo prestígio.
      Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
      Um abraço fraterno.
      🇧🇷🏆

  34. Aldir disse:

    Parabéns Carla! Você está fazendo um excelente trabalho!!! Ajude o nosso presidente e seus ministros!!!! Sou educadora e totalmente a favor de acabar com a progressão continuada! Aluno precisa aprender e professor precisa ensinar!!!

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Aldir, tudo bem?
      Muito obrigada pelo prestígio.
      Fico feliz em saber que você acompanha e está gostando do meu trabalho.
      Um abraço fraterno.
      🇧🇷🏆

  35. Janine Alves Machado disse:

    Parabéns deputada pelos excelentes projetos! Obrigada por ser íntegra e seria, adorei seu discurso sobre o filme mentiroso da Petra corrupta.

    1. carlazambelli disse:

      Bom dia, Janine, tudo bem?
      Muito obrigada pelo elogio e carinho.
      São mensagens como a sua, que me fazem lutar cada dia mais por um Brasil melhor.
      Agradeço o seu apoio.
      Um grande beijo!!
      😘💚💛💚

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Scroll to top