Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao Ministério da Educação, publicou um edital com 4.113 vagas de nível superior para a realização do Exame Nacional de Residência (Enare) 2022/2023. As inscrições ocorrerão durante o período de 12 de setembro a 3 de outubro de 2022 e poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site do Enare. A avaliação tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas para residência nas áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina e outras, com lotação por todo o território brasileiro. O candidato aprovado no processo seletivo receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09. As provas para ingresso na Residência Ebserh serão aplicadas no dia 6 de novembro nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de outras 23 cidades. A matrícula dos aprovados deverá ser realizada de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023. São mais de 4 mil vagas de residências em 90 instituições. O processo seletivo contemplará instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de programas de residência médica ou programas de residência em área profissional da saúde (uniprofissional ou multiprofissional), reconhecidos pelo Ministério da Educação e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.
Evento reúne estudantes, desenvolvedores, programadores, designers e outros profissionais de todo Brasil

O Ministério da Saúde promove neste sábado (27) e domingo (28), em Brasília, a segunda etapa da maratona tecnológica do Programa de Inovação, com a participação de estudantes, desenvolvedores, programadores, designers e outros profissionais de todo o Brasil para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a reestruturação de informações científicas em saúde. Na primeira etapa do hackathon virtual, em junho deste ano, cinco projetos foram selecionados e agora deverão ser incrementados.
Equipes do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE), do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), do DataSUS e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) farão a mentoria e a avaliação que vai selecionar três finalistas do Programa de Inovação.
O Programa de Inovação é parte do Projeto Inova Dados, que visa à gestão de dados, buscando otimizar o uso da produção científica dos estudos financiados pelo Ministério em uma única plataforma. Com a melhoria da gestão das informações, será possível atender demandas e necessidades com mais precisão, além de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico na tomada de decisões dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Finalistas
Os finalistas ainda participarão de um Programa de Aceleração, com duração de cinco semanas e com o objetivo de ajudar os grupos a validarem seus modelos de negócio, construindo o seu o MVP (Produto Mínimo Viável) e preparando seus projetos para a última etapa.
No Demo Day, os competidores irão finalmente apresentar seus projetos para um grupo de profissionais composto por investidores e iniciativas pública e privada. O intuito é criar oportunidades para que esses participantes possam empreender e ganhar força em seus negócios, contribuindo para que as soluções sejam implementáveis no Ministério da Saúde.