EM DESTAQUEIMPRENSANOTÍCIAS

Idosos de Campo Grande (MS) já podem emitir credencial de estacionamento digitalmente pelo GOV.BR

Motoristas a partir de 60 anos, com carteira de habilitação ativa e conta nível Prata ou Ouro na plataforma, têm acesso ao serviço de forma on-line



Os motoristas de Campo Grande (MS) a partir de 60 anos de idade já podem ter acesso ao serviço de emissão de credencial de estacionamento digitalmente pelo GOV.BR. Para isso, precisam ter identificação nível Prata ou Ouro na plataforma e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa. A credencial digital para idoso está disponível desde o dia 2 de agosto e pode ser acessada pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura

Com o novo serviço, o cidadão passa a obter a credencial sem custo, de forma mais rápida, e sem a necessidade de se deslocar a um posto de atendimento presencial. A possibilidade de emissão on-line também reduz as demandas nos balcões presenciais dos órgãos de trânsito municipais. A cidade de Campo Grande (MS) é pioneira na oferta do serviço e já está com o sistema totalmente integrado para emissão imediata da credencial.

GOV.BR

A plataforma GOV.BR dá acesso a mais de 4,9 mil serviços públicos. Atualmente, conta com 135 milhões de brasileiros cadastrados, sendo que 44 milhões destes já possuem os níveis mais elevados de segurança da conta (Ouro e Prata).

Para se cadastrar no GOV.BR, os motoristas que ainda não têm conta devem acessar a ferramenta e informar o CPF. O nível de identificação digital Prata ou Ouro pode ser obtido por meio de validação facial, pelo aplicativo GOV.BR para celular. Outra alternativa é a validação via conta bancária, ou seja, o solicitante precisa se autenticar com usuário e senha de uma das instituições financeiras credenciadas no GOV.BR – Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB, Banrisul, Itaú, Agibank e Sicredi.

Saiba como criar uma conta ou obter mais informações sobre os níveis de segurança da conta GOV.BR.

Segurança da credencial on-line

Para verificar a autenticidade da credencial de estacionamento, o documento possui um QR Code, que pode ser lido por meio do app VIO, disponível para download nas lojas de aplicativos.

app VIO é o mesmo aplicativo já utilizado para verificar a autenticidade dos documentos digitais que possuem QR Code, como a Carteira Nacional de Trânsito (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e as novas placas veiculares.

Fonte
Governo do Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo