Inspirada em decisão ucraniana, Carla Zambelli protocola projeto para tornar crime a propaganda comunista

A deputada federal Carla Zambelli protocolou o Projeto de Lei nº 4.159/2020, que veda a apologia e a propaganda do regime totalitário comunista, equiparando seu tratamento jurídico ao crime de nazismo.

De acordo com a proposta torna-se crime de propaganda “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos que utilizem a cruz suástica ou gamada, a foice e o martelo ou quaisquer outros meios para fins de divulgação favorável dos regimes totalitários nazistas ou comunistas”, com pena de reclusão de dois a cinco anos mais multa. O PL, no entanto, não proíbe o debate de quaisquer doutrinas.

Se aprovado, o Projeto de Lei autoriza o juiz, após ouvir o Ministério Público, a recolher o material; cessar as transmissões radiofônicas, televisivas, eletrônicas ou a publicação por qualquer meio; interditar as respectivas mensagens ou páginas de internet e, após o trâmite processual, a destruição do material apreendido.

Zambelli afirma que o objetivo da proposta é “reparar uma terrível injustiça histórica”, uma vez que “entre 1917 e 1987, os regimes totalitários comunistas ceifaram a vida de mais de 100 milhões de pessoas, especialmente na China, União Soviética e Camboja. No mesmo período, impuseram restrições quase totais às populações do leste europeu, grande parte da Ásia e Cuba”.

A parlamentar defende a proposta questionando o porquê de grupos políticos ignorarem o fator histórico. “Por que, no Brasil, o autoritarismo, desde que ligado à esquerda, é ignorado, ou, pior, comemorado e defendido? Como justificar seguir-se insultando a memória de 100 milhões de pessoas?”

Os deputados Bia Kicis, Carlos Jordy, Caroline de Toni, Daniel Silveira, Eduardo Bolsonaro, Filipe Barros, Major Fabiana, Major Vitor Hugo e Sanderson assinarão como co-autores da proposta e estão usando a hastag #ComunismoMata no Twitter.

PL é inspirado em decisão da Ucrânia

Carla Zambelli baseia o PL em decisão judicial ucraniana de 2019, a qual julgou constitucional lei de 2015 que compara o nazismo ao comunismo. Em sua justificativa, a Corte afirmou que ‘a propaganda dos regimes totalitários comunista e/ou nacional-socialistas (nazistas) e seus símbolos são reconhecidos como um insulto à memória de milhões de vítimas do regime totalitário comunista e do regime totalitário nacional-socialista (nazista) e é proibida por lei’.

Ucrânia foi vítima do terror comunista entre 1931 e 1933, quando o ditador Stálin impôs o bloqueio de alimentos à população local, o que resultou no conhecido ‘holocausto ucraniano’.

Projeto difere de propostas anteriores

A proposta da deputada Carla Zambelli, apesar de assemelhar-se aos PLs 5.358/2016 do deputado Eduardo Bolsonaro e 4.826/2019 do deputado Julian Lemos, não inclui o comunismo no âmbito da Lei nº 7.716/1989 (Lei Antirracismo), mas criminaliza em conjunto ambos regimes nazista e comunista e mantém a mesma pena para ambos crimes de apologia e propaganda.

Publicação Anterior

NOTA 26/08/2020 – Deputada Carla Zambelli recebe alta

Próxima Publicação

Carla Zambelli e deputados estaduais protocolam pedido de impeachment de João Dória

12 comentários

  1. Maristela Kheirallah disse:

    Concordo! Lutamos pela Democracia!!!!

  2. Josete Souza Mattos De Paiva disse:

    Muito bom! É preciso criminaliza-los

  3. Cristiane Marin disse:

    Excelente iniciativa, Deputada! Não podemos continuar achando normal a romantização que se faz desse regime genocida no Brasil, que tantas mortes e destruição causou pelo mundo! Total apoio ao seu PL! Conte conosco!

  4. ROBERNILIO O. FREIRE disse:

    SRS(AS)., EU QUERO AO MINIMO DE UMA ZAMBELLI POR ESTADO. PORRETA TEMOS SIM QUE COPIAR, COOPTAR, IMPORTAR,COMPILAR O QUE HÁ DE MELHOR DAQUI E DE FORA PARA COMBATER ESTAS IDEOLOGIAS MALIGNAS E LETAIS POIS,O QUE EXISTE DE RUIM OS CALHORDAS, NOCIVOS JÁ TROUXERAM NA SURDINA!!

  5. Dina Ribeiro De Souza Coelho disse:

    Parabéns a deputada Carla Zambelli que tem mostrado a sua luta pela nossa democracia..

  6. Iara Cruz disse:

    Parabéns pela iniciativa Deputada. Não podemos aceitar propaganda de ditaduras em nosso país.

  7. Newton Antonio Dantas de Lima disse:

    Carla Zambelli, cadastrei-me no seu Blog na certeza de adquirir mais conhecimentos e ensinamentos de como se livrar desse comunismo assassino que ora tenta infiltrar-se na cabeças dos menos avisados e desassistidos no nosso país. Parabéns!

  8. Luiz Carlos Mendonça Lima disse:

    Concordo plenamente.

    1. Luiz Carlos Mendonça Lima disse:

      Seus comentários se coadunam com a realidade brasileira. V. Exa. me representa.

  9. VALDEMIR DOS SANTOS disse:

    parabéns deputada, precisamos de politicos assim que trabalham com afinco e dedicaçao, para o bem estar de toda a sociedade.

  10. Adair Ferreira Motta Teixeira disse:

    Excelente iniciativa que trará tranquilidade para todos que optaram por democracia.

  11. Marcio Coutinho disse:

    ” Essa praga de comunismo ainda é pior que o nazismo ” https://youtu.be/LQ-wJKwfzh8 rural business o melhor conteúdo para o agronegócio

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Scroll to top